sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ecocardiografia em bebês

Meu pai sempre se impressiona quando tem que fazer algum exame e pergunta ao médico como eles faziam há 30 anos. Como ele tem problema de coração, vive fazendo eco e sempre ouve do médico que há 30 anos eles não faziam. Simples assim.

E é por ai mesmo, basta você perguntar a sua mãe quantas ultras ela fez durante a sua gravidez. Ou até mesmo se ela sabia o seu sexo antes de você nascer. Esses exames não eram comuns.

Hoje as coisas mudaram muito. Ainda bem!! Nós temos visto a Gabriela através de ultras uma vez por mês, mais ou menos. E descobrimos que era mesmo uma menininha fazendo um exame de sangue ainda no 2o mês!! Eu sou viciada em ultra e não consigo imaginar como seria se a ultrassonografia não tivesse evoluído...

Mesmo sendo tudo isso tão comum, confesso que fiquei surpresa quando a médica pediu uma ecocardiografia da Gabriela. Como assim?? Já da pra fazer isso??

Pior que da! Fizemos hoje e pela primeira vez ela se comportou super bem. Me disseram que esse exame costuma demorar porque é difícil pegar o bebê em uma posição boa para fazer todo o exame de uma só vez, mas ela ficou quietinha e em menos de 10 minutos estava tudo pronto! É tipo uma ultra, mas com muito zoom. O médico localiza o coração e verifica as 4 cavidades (átrios e ventrículos) e depois verifica como o sangue está circulando por elas. Uma vez de cada lado. Verifica os batimentos e pronto. Tudo ótimo com a Gabriela! Graças a Deus!

Imagina a reação do meu pai quando soube que era possível fazer um eco em um bebê ainda dentro do útero!!


Grávida há 5 meses!

Um comentário:

  1. Verdade... viva a tecnologia. E que otimo que está tudo muito bem com a Gabi. Apenas os mesmo problemas de sempre. Os medicos homens acham que podem fazer terrorismo, e ficam informando que o coracao dela esta pronto para se apaixonar. Se nao for por mim... isso vai demorar muito. Nao vai? :-)

    ResponderExcluir