segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Licença Maternidade

Na última quinta-feira, na consulta de pré Natal, a médica me deu o atestado para dar entrada na licença maternidade. Sexta foi meu último dia. Fui à empresa para entregar o atestado e, simples assim, estou de licença!

A empresa onde trabalho é reconhecida pelos benefícios aos funcionários e eu realmente não tenho do que reclamar. Desde o início da gravidez fui super bem tratada. Quando dei a notícia ao meu gerente me surpreendi como ele foi super simpático. Mesmo conhecendo a empresa, sempre rola aquele receio de dar a notícia a um gerente homem, num ambiente de trabalho predominantemente masculino. Eu sou analista de sistemas, então estou acostumada a ser a única menina do grupo, mas sei que existem coisas que eu tenho que maneirar. Frescuras e afetações não têm espaço num ambiente assim. Então anunciar a gravidez e todas as coisas que vêm de brinde com a notícia me deixou meio preocupada.

Mas, conforme o tempo foi passando percebi que a preocupação não tinha motivo. Fiz todos os exames e fui a todas as consultas nos horários que precisei. Ninguém fez cara feia quando eu dizia que não poderia participar de uma reunião porque tinha uma consulta. Ou se precisava chegar mais tarde, ou sair mais cedo, ou levar mais tempo no almoço.

E a licença maternidade? A licença é de 4 meses, mas algumas empresas já adotam a extensão por mais 2 meses. Na empresa onde trabalho esta opção deve ser feita pela mãe e não é preciso decidir isso quando se da entrada na licença. Mas, vamos ser sinceras, quem optaria por não extender? Eu também tive medo de fazer a opção, mas pude conversar abertamente com o meu gerente sobre isso e ele me deixou segura para tomar a melhor decisão. Já encaminhei o meu formulário avisando que só volto em março.

Quando você pensa nesses processos imagina logo muita burocracia. Eu avisei na quinta que minha médica tinha solicitado a licença a partir da próxima segunda, entreguei o atestado na sexta e pronto, estou de licença! Óbvio que já estava trabalhando para deixar uma pessoa no meu lugar e todos estavam avisados. Mas, achei super simples.

Então é isso, estou de licença! Volto só em março. Ou abril se eu usar meu mês de férias que tenho pendente. E o melhor de tudo é poder estar tranquila para cuidar da minha filha porque eu sei que as mulheres voltam ao trabalho e não têm problema nenhum!


Grávida há 8 meses.

Um comentário:

  1. 15/09
    Eu já vi a Gabi!!
    Lindinha d+
    Essa é uma menina de sorte, veio para uma familia muito especial, mamae e papai nota 10. Sem contar com os avós, tios e todo aquele pessoal que foi para Perinatal recepciona-la.

    ResponderExcluir