terça-feira, 21 de setembro de 2010

O parto - cesárea

Uma das vantagens da cesárea (será a única?!) é saber exatamente quando o bebê vai chegar e assim poder programar tudo exatamente do jeito como você deseja. Pegamos nossas malas, as lembrancinhas, o bebê conforto, a família avisada e fomos para maternidade.

Chegando lá já encontramos meus pais e o tio Marcelo. Fomos pro quarto e enquanto esperávamos a médica minha mãe foi colocando a data do nascimento nas lembrancinhas. Por mais que seja um parto programado não valia a pena estragar as lembrancinhas se acontecesse qualquer coisa, né?

Então chegou a médica, aquela conversa básica com o anestesista e vamos pro centro cirúrgico. Nesta hora a gente da mais valor ainda ao curso de gestante, porque como já conhecíamos a sala de parto a coisa toda se torna menos assustadora. Sinceramente ajuda, mas não muito, eu estava MUITO nervosa!! Era muita coisa ao mesmo tempo: o medo da anestesia, a ansiedade para ver o bebê e saber se estava tudo bem com ela, o medo da cirurgia como um todo.

Todos são super atenciosos e simpáticos comigo. O anestesista começa o trabalho. Coloca o soro, tira minha amostra de sangue para a equipe de coleta do cordão umbilical e chega a hora da anestesia. Eles me colocam em posição fetal, o que não é muito simples com o barrigão. Minha médica fica comigo, tentando me acalmar, enquanto o anestesista mexe na minha coluna procurando o lugar exato. Então, começam as agulhadas, são três no total. Ele até me explicou na conversa que tivemos antes, mas não consegui prestar muita atenção, só queria saber se sentiria dor. Ele disse que não e realmente não estava mentindo, eu não senti nada! Minhas pernas começaram a formigar e ficaram pesadas.

Minhas amigas tinham me avisado para tentar esquecer as pernas, porque se eu tentasse mexê-las ficaria mais nervosa ainda. Eu me concentrei ao máximo para só respirar e tentar esquecer tudo a minha volta. Eu mal conseguia pensar no motivo real de estar ali que era a Gabriela, eu só queria me manter calma, mas num determinado momento até respirar estava difícil.

Quando o anestesista termina, começa o parto de verdade. O parto mesmo demora menos de 10 minutos. Quando o anestesista deu o ok a médica perguntou a malido se ia querer filmar o parto, ele pediu que o avisassem quando começasse e a médica diz "Já começamos!". Alguns minutos depois e eu já ouço o chorinho da Gabriela. MUITO rápido!!! Todos comentando o quanto ela é cabeluda e grande. O pediatra dizendo que é saudável e que já vai me mostrá-la. E eu só pensando "Respira, respira. Não pensa na perna." É bizarro, mas não teve nada de mágico. Eu não consegui nem me emocionar de tão nervosa. O pediatra a colocou no meu peito e eu tremia tanto por causa da anestesia que pedi a malido que a tirasse. Definitivamente a cesárea não é uma opção normal.

Quando a bebê está pronta, ela desce pro berçário com o pediatra e o papai. As fotos de malido mostrando-a as nossas famílias são lindas!! Ele com aquela cara de bobão e todo mundo emocionado.

Enquanto isso a mamãe aqui está sendo costurada, tremendo como uma louca. Pelo menos ganhei um sedativo básico que me fez sair um pouco do ar.

Logo estou no quarto e encontro nossas famílias. Todos felizes dizendo o quanto ela é linda e eu... tremendo feito uma louca e proibida de falar para não ter gases e mais dores no dia seguinte. É, o parto foi beeeeem legal!




Gabi tem 6 dias.

2 comentários: