terça-feira, 12 de outubro de 2010

Por falar em amamentação...

Eu já sabia que era difícil, mas não tinha noção de que era tanto. No curso de gestantes, esse era o assunto que mais me interessava. Anotei todas as dicas!!

Durante a gravidez, após o 6o mês, comecei a usar a pomada Lansinoh para hidratar os seios. Foi o único cuidado que tive porque no curso a enfermeira disse que todas as outras coisas eram besteira. Sol, bucha, nada disso adiantava.

No dia que a Gabi nasceu, a enfermeira já a trouxe para mamar. Na verdade era só para estimular, porque era óbvio que eu não tinha nada. Mas ficamos todos impressionados como ela tinha a pegada certinha. No dia seguinte eu já tinha colostro e a Gabi mamou bastante. Até então não senti nenhuma dor.

No 3o dia fomos para casa e durante a noite comecei a sentir o leite descendo. Os peitos ficaram enormes e parecia que eu estava com febre de tão quente. Se ela demorasse muito para acordar para mamar eles doiam de tão cheios.

No 4o dia começou a doer de verdade durante a amamentação. Os bicos esfolados, nada podia encostar neles, nem o sutiã. Foi quando eu entendi a real utilidade daquela abertura do sutiã de amamentação. Eu realmente achava que meu bico poderia se soltar a qualquer momento. Decidi que era hora de apelar comprando um bico de silicone. Ligamos pro pediatra e ele falou da importância do contato do bebê com a mãe e falou que era pra eu prestar atenção se estava realmente ferindo ou se eram apenas "calos". Realmente não tinha ferida, então decidi persistir e uma semana depois já não sentia mais nenhuma dor.

Hoje, a parte chata mesmo de amamentar é colocar pra arrotar! A Gabi raramente arrota, então a gente fica um tempão com ela no colo e nas vezes que ela não arrota a gente tem que ficar de olho nela por um tempo pra ter certeza de que ela não vai se engasgar ou qualquer coisa desse tipo. Imagina isso durante as mamadas da madrugada? Eu já estou caindo de sono. Ela não arrota, eu desisto e a coloco no berço. Volto pra cama e não consigo dormir com medo. Fico tomando conta dela pela babá eletrônica.

Tirando esse problema, ela é ótima! Sai do peito praticamente dormindo, acabada de tão cansada.


Gabi com 27 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário