terça-feira, 22 de abril de 2014

Teatro - Mania de Explicação

Aproveitando que não viajamos no feriadão, entrei no Clubinho (sempre ele!) e comprei uns ingressos de teatro para gente. Fiquei feliz quando vi que a nova peça infantil da Luana Piovani, Mania de Explicação, estava em promoção. Aliás, acabei de olhar lá e ainda está! Corre que vale a pena!!

Preciso admitir que nem sabia muito bem qual era a história da peça, mas como sei do sucesso que as peças infantis da Luana fazem achei que valia a pena arriscar. Não a conheço e sei dela apenas o que sai na mídia. A fama não é muito boa, mas profissionalmente ela é bem sucedida e sua carreira no teatro infantil é sempre muito elogiada.

A peça é linda e super bem produzida! Os atores são muito bons, o cenário é lindo, o figurino bem colorido e as músicas de Raul Seixas demoram para sair da nossa cabeça ao sair do teatro. Até Luana se arrisca a cantar e não faz feio. O teatro, dentro do Jardim Botânico aqui do Rio, é uma delícia! Mas, não sei o quanto uma criança de 3 anos consegue realmente entender de tudo aquilo. Gabi se interessou pela história, mas muito do que foi dito era difícil para ela. Mas, fiquei feliz quando saímos do teatro e ela ficou conversando sobre a peça. Adorou o fato da menina ser Isabel, como uma de suas melhores amigas. Achou graça da fonte e seus peixinhos. E gostou muito do "casamento", quando Isabel finalmente beija seu amado, Jorge. Sim, a história é neste nível. Isabel (Luana) é uma menina que completa 13 anos e quer entender seus sentimentos. O jogo que eles brincam, que se chama Mania de Explicação, gira em torno dos sentimentos e suas descrições. É lindo para os adultos que entendem e talvez crianças maiores, como a própria Isabel. Mas, para a Gabi nada daquilo fez muito sentido. Quer dizer, alguma coisa ela conseguiu pescar, como mais tarde vendo tv estavam falando sobre amor e ela me diz "Igual a Isabel da peça!".

Em resumo: não é para esta faixa etária definitivamente, mas eu sou da opinião de que se não vai fazer mal, não tem cenas violentas e tal, a criança sempre aprende alguma coisa. E teatro é sempre maravilhoso! Mesmo sem entender 100% do texto, ela está vendo o figurino e o cenário super coloridos e bem feitos. Diverte-se com os fantoches de chapéu e vive essa cultura que não precisa ser feita tão somente de personagens da TV. Os personagens são importantes para levar as crianças ao teatro, mas uma vez que elas já têm este costume, vale a pena arriscar um pouco.

O teatro é muito gostoso, então se não estiver afim de ver esta peça, fique de olho na programação e escolha outra. O passeio é uma delícia. O valor do ingresso é meio salgado. Sei que uma produção daquela precisa, mas para peça infantil que normalmente vão os pais e uma criança, fica meio pesado. Por isso corra enquanto tem no Clubinho porque vale a pena.






Vendo as tartarugas no laguinho em frente ao teatro.


Brincando com o papai no parquinho da praça Santos Dumont após a peça.


Gabi com 3 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário