quinta-feira, 24 de abril de 2014

Escrevendo

Na 1a reunião de pais deste ano na escola, a coordenadora falou que o principal objetivo será reconhecer todos os números e a maioria das letras. Achei bem ambicioso para crianças de 3 anos. No Maternalzinho, a chamadinha era uma foto 10x15 de corpo todo e o nome do aluno. No Maternal, começou da mesma forma, mas no 2o semestre passou a ser uma foto 3x4. Este ano, no Jardim I, já começou com uma foto 3x4 e até o final do ano ficará somente o nome. E a ideia é que eles continuem reconhecendo seus nomes mesmo sem as fotos. Eu achava bem difícil que isso acontecesse, mas ainda estamos em abril e a Gabi já reconhece bastante letras!

A brincadeira do momento aqui em casa é "que letra é essa?". Ela ainda não sabe muito bem os nomes das letras, mas sabe os sons que elas fazem. Eu não sei como está a alfabetização hoje em dia. Na minha época (alerta idade!) a gente juntava as sílabas e sabia que B com A faz BA. Hoje elas conhecem 1o o BA, o som, sem fazer ideia de como isso é escrito. Eu não sei explicar como funciona, mas posso garantir que funciona porque estou vivenciando como mãe. Ela passa o dia reconhecendo as letras das pessoas da família na rua ou na TV. E também fica perguntando "o que começa com a letra BA". A gente responde e ela já até ajuda a listar as coisas. Com a nossa ajuda ela já sabe escrever algumas letras dos nomes da nossa família. Sabe que o A é o meu, Aline. Que o M é o do papai, Marcelo. O E da vovó Eliane. O P de Pietra. O L do tio Lê. O R da vovó Regina. E já consegue até escrever alguns nomes inteiros. Algumas letras ela reconhece sozinha quando dizemos de quem é e outras com a nossa ajuda ela desenha.

Depois de falar, escrever é a coisa mais linda de acompanhar no desenvolvimento de uma criança. Mal posso esperar para ela começar a ler!!!

Ela escreveu "Gabi, Aline e Marcelo".
O G ainda sai do lado errado de vez em quando.


É óbvio que ela ainda não sabe escrever essas coisas sozinha. A gente dita para ela, tipo "G é a sua letra. A da mamãe. B é a letra do pauzinho com uma barriguinha em cima e outra embaixo. I de Isabela (amiga dela). Mas raramente a gente precisa ajudar a desenhar a letra, só dando essas dicas ela já vai sozinha. Sério, essas coisas me espantam!! Minha bebe está mesmo crescendo...


Gabi com 3 anos.

Um comentário:

  1. que delicia essa fase né!
    a Lavinia este ano está no Maternal II e está começando a reconhecer as letras tbm, por onde passa ela fala "P de pedro mamãe" olha " L do meu nome" eu estou amandoo essa fase :D

    beijos em vcs

    ResponderExcluir