quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Será que é coisa demais pro Maternal?

Gabi ano que vem vai para o Maternal! Hoje, no Maternalzinho, ela tem aulas de música e psicomotricidade. As mesmas aulas que ela já tinha desde o Berçário, com os mesmo professores.

Este ano, de atividade extra, começou a oficina de música duas vezes por semana com a mesma tia de música do horário normal. Quando recebi a circular fiquei em dúvida se era mesmo necessário. Ela já tinha as aulas normais, precisava mesmo de mais? Conversei com as mães, com a diretora e com a Tia e resolvemos inscrevê-la. Agora no final do ano posso fazer um balanço e perceber que tomamos a decisão certa! Gabi já gostava muito de música, mas ficou ainda mais interessada por instrumentos musicais. E, no final das contas a parte financeira foi imperceptível.

Para o próximo ano, as atividades incluídas na mensalidade são yoga (no lugar da psicomotricidade), culinária, informática e música. Agora, recebo a circular sobre as atividades extras para a idade dela: natação e inglês! 

Sobre a natação não tenho dúvida. Ela adora água, tem bronquite e acho que será uma ótima atividade. Apesar de saber que com 2 anos ela não vai fazer grandes exercícios e a parte respiratória ainda não será muito desenvolvida. Mas, acho que está na hora de começar e acho que ela vai adorar!

Já o inglês não sei o que fazer. Será que é cedo demais? Será que vale a pena? Será que é muita coisa? Já decidi inscrevê-la e mudei de idéia umas mil vezes. Estou conversando com as outras mães e cada hora concordo com uma e acabo mudando de idéia novamente. Eu sei que quanto mais cedo mais fácil para uma criança aprender uma outra língua. Eu sei que vai ser de uma forma lúdica e que por isso ela deve gostar das aulas. Mas, tem os fatores que me preocupam. Será mais uma tia. As aulas serão para o maternal e o jardim I juntos, então durante duas horas e meia todos os dias, ela vai conviver com crianças maiores. Hoje ela já chega machucada em casa de vez em quando. Tenho um pouco de receio com relação a isso. E por fim, tem toda aquela história da gente sobrecarregar os nossos filhos, com a melhor das intenções,  querendo agarrar todas as oportunidades. Mas, será que precisa?  Será que ele não pode esperar mais 1 ano, quando estará mais maduro, para vivenciar todas essas mudanças? Será que o fato de ser colocada em uma nova turma, com crianças que ela não conhece, com uma tia que ela não conhece, mais a história das crianças maiores, pode ser um pouco demais para ela? E, além de tudo isso, tem o fator financeiro. O inglês será uma atividade extra e portanto cobrada a parte. 

Ainda não consegui me decidir. Ainda bem que só preciso tomar uma decisão em fevereiro que é quando começam as aulas. Até lá devo mudar de opinião mais algumas vezes...


Gabi com 2 anos.

4 comentários:

  1. Também concordo que quanto mais cedo melhor para aprender uma nova língua, mas acho 2 aninhos tão novinha... acredito sim que vc poderia esperar mais 1 ano tranquilamente, enquanto isso ela curte as aulas de natação!

    Uma coisa de cada vez, ela vai aproveitar muito mais tenho ctz! É como vc disse a gente acaba sobrecarregando com a intenção de oferecer o melhor ;)

    Essa é minha opnião
    Boa sorte, da pra pensar bastante até fevereiro hahaha

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu post. eu particularmente acho importante mas nao com 2 anos... Ensinei algumas palavrinhas em inglês para minha filha com 2 anos mas ela nao lembra de muitas, é difícil quando nao se fala inglês em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tem razao, Claudia. Mas, essas aulas na escola serao diarias. 2h30 por dia. Acho que o que ela aprender ela vai guardar. So nao quero que ela encha o saco da escola por ter atividades demais... Estou conversando com umas maes que tem filhos mais velhos na escola pra ver a opiniao delas. Ainda nao consegui me decidir. Bjs

      Excluir
  3. Oi tudo bem??

    Sempre vejo o seu blog e pego muitas dicas com vc principlamente de passeios com o meu filho.
    Ele ta com 1 ano e 8 meses e fica com a minha mãe em casa..mas ano que vem estava pensando em matricular ele em um colégio..mas não tenho referências nenhuma e tenho medo de colocar ele em qualquer um pois a gente vê tanta coisa hj em dia né. E tem o fato de ele não falar ainda então o meu receio aumenta e pelo que vc fala o que a Gabi estuda parece ser ótimo. Vc se importaria de indicar o nome do colégio que a sua filha estuda ouo telefone pra eu entrar em contato e ver a questão de preço??
    Se preferir pode ser pelo meu e-mail: chris_patricinha@hotmail.com

    Beijos e obrigada,
    Christiane

    ResponderExcluir