quarta-feira, 17 de novembro de 2010

De bruços não pode mesmo?

Eu só durmo de bruços. Quer dizer, só dormia, antes de engravidar. Com o barrigão ficou impossível dormir de bruços e eu meio que me acostumei a dormir de lado e até mesmo de barriga para cima. Mas, a posição que eu mais gosto é de bruços.

Minha mãe diz que eu sempre dormi assim, desde que nasci. Hoje existe até um comercial de tv alertando para os perigos de se colocar um bebê para dormir de bruços. Tem a ver com engasgo, sufocamento e tal. Por causa disso, Gabi só dorme de barriga para cima, devidamente amparada por aqueles rolinhos para não virar. Ela não dorme bem. Leva vários sustos durante a noite e acorda bastante. Ainda bem que consegue dormir novamente sozinha, mas não pode ser saudável dormir assim.

Durante o dia, a Gabriela não dorme em lugar nenhum que não seja o colo. Ela apaga no colo, dos bracinhos cairem. Você a coloca no berço ou no carrinho e os olhinhos abrem na mesma hora. Como diz malido é uma boneca ao contrário, quando você deita, abre os olhos. Há alguns dias fizemos um teste a colocando de bruços durante o dia para ver qual seria sua reação. Ela dormiu super bem. Mas, não me sinto segura para colocá-la para dormir assim sempre, só quando posso ficar de olho o tempo todo.

Outra forma de ela dormir as 3 horinhas até a próxima mamada é deitando ela em cima de mim, novamente de bruços. Se eu ficar fazendo cafuné e dando a chupeta quando ela desperta de vez em quando, tenho a impressão de que ela passa das 3 horas fácil. Essa dormida é ótima para os dias que eu estou morrendo de sono, assim posso dormir junto com ela. Mas, nada útil, uma vez que eu fico presa, né?

Ontem ela dormiu no colo de malido e ele deu a idéia de tentarmos colocá-la no berço de bruços. Ela acordou quando a colocamos no berço, mas diferente das vezes que tentamos colocá-la de barriga para cima, dormiu de novo sem choro. E o melhor, ficou lá por mais de 1 hora. Reclamou algumas vezes quando a chupeta caia, mas era só a colocarmos de volta que se acalmava. Toda preguiçosa, não abria nem os olhos para reclamar. Óbvio que fiquei colada na babá eletrônica e qualquer movimentação estranha corria pro quarto dela, mas deu para fazer algumas coisas pela casa.

E agora? Dormir de bruços não pode mesmo? Essa semana temos a consulta de 2 meses com o pediatra e vou perguntar a ele. Acho que descobrimos uma forma de ela ficar no berço durante o dia e até mesmo dormir melhor a noite. Nossas mães e nossos pediatras não podiam ser tão insanos assim, né? E, vamos combinar, que os bebês de hoje são MUITO mais safos que os bebês que nós fomos. Depois conto sobre a consulta.

Que soninho gostoso!


Gabi com 2 meses.

Um comentário:

  1. Muito fofa dormindo de bruços.
    Parece um anjinho.
    Lembro-me da Aline dormindo quando bebê.
    Todo bebê ADORA dormir assim!!

    ResponderExcluir