sábado, 6 de outubro de 2012

Uma bebe-criança-pré adolescente de 2 anos

Então, ela fez 2 anos!! Se você acha incrível as mudanças que acontecem com uma criança no 1o ano é porque você não tem ideia do que acontece no 2o.

Com 1 ano ela estava falando algumas palavras, agora ela forma frases inteiras e às vezes diz coisas que se alguém me contasse eu não acreditaria. Com 1 ano ela estava começando a andar, agora já corre e consegue dar os tão desejados pulos! Lembro como ela ficava compenetrada tentando pular e da alegria dela quando finalmente conseguiu. Com 1 ano ela estava começando a comer de tudo, mas ainda dava trabalho para comer em casa. Agora, ela já come de tudo, mas continua não comendo bem em casa. Isso não mudou muito...

Há 1 ano ela estava indo pro Maternalzinho na escola. Sair do berçário e todo aquele mundo de cuidados especiais foi um pouco traumático para nós duas. Mas, olha só como estamos hoje: fizemos ótimos amigos, ela adora as tias (e eu também!), adora a escola (e eu também!) e já domina muito bem o novo espaço. Já chega dando bom dia ao porteiro, pergunta à recepcionista onde está a turminha dela e já sabe ir sozinha encontrá-los. Ai de você se tentar ajudá-la a subir e descer as escadas. Tudo agora ela faz sozinha! Me da tchau e vai brincar com os amigos. Na hora da saída vem cheia de novidades. Fulano bateu em Beltrano, a tia fez um penteado e cantarola a música nova que aprendeu na aula de música.

De repente, do nada, ela vira uma pré adolescente rebelde sem causa e começa a criar confusão por qualquer motivo: "não quero colocar a calça", "nao quero esses sapatos", "não quero leite", "quero leite", "não papai, você, nao, a mamãe", "não, mamãe, você não", "carrinho não"... ... ... Depois de correr muito atrás dela eu finalmente consigo colocar a fralda. Ela sai correndo do quarto e depois volta com a fralda na mão e joga no chão!!! Pede suco, escolhe o copo, você serve o suco no copo escolhido, ela abre o berreiro dizendo que quer no outro copo. Finalmente você acerta o copo, ela bebe o suco, mas depois enjoa e ao invés de dizer que não quer mais, começa a beber com a boca mole e deixa o suco derramar na roupa toda.

No carro não quer mais sentar na cadeirinha. Senta no meu lugar, no banco de trás ao lado da cadeirinha, e diz que aquele é o seu lugar. A gente briga, tenta colocá-la na cadeirinha a força, mas ela se estica toda e não senta na maldita cadeira por nada. Então inventamos um personagem: o moço que vai brigar com o papai porque ela não pode andar de carro fora da cadeira. Sempre que ela da esse piti a gente fala logo que o moço está olhando e que o papai vai levar uma bronca. Você acha que ela fica com o medo? Primeiro ela quer saber onde está o moço!! Ela quer ver o cara!! Então, não basta criar o personagem, tem que existir realmente alguém por perto para que a gente possa dizer que é o tal moço. Quanto tempo até ela desafiar o moço também?

Terrible twos, anyone??

Parece uma bebê, mas é uma pré adolescente




Gabi com 2 anos.

Um comentário: