segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Soninho

Bebês de 1 ano já deveriam dormir a noite toda. E aí se o seu bebê ainda não dorme??? Você fica se perguntando o que fez de errado, como consertar e pior, será que ainda da pra consertar? Ignorância é mesmo uma benção! Quem mandou ler esses livros de educação infantil? Agora fica aí toda grilada...

O sono da Gabi sempre foi bem direitinho. Tirando aquele primeiro dia na maternidade que ela não dormia por nada!! Desde que chegou em casa ela dorme super bem. No começo acordava de 3 em 3 horas para mamar, como um reloginho. Depois o intervalo passou a ser de 4 horas. Quando ela tinha mais ou menos uns 6 meses, eu li no livros (olha eles aí!) que ela não precisava mais da mamada da madrugada, então comecei a tirar a mamadeira dàs 4h. Ela resistiu um pouco, continuou acordando sempre no mesmo horário, mas com alguns dias ela entendeu e passou a dormir direto de meia noite às 7h. Eu deveria ter me dado por satisfeita, né? Mas, não... Os livros diziam que com 1 ano o bebê não precisava mais dessa mamadeira à noite. Que ele deveria jantar e dormir até de manhã. Claro, que às vezes os bebês jantam cedo, tipo 18h. Então, nesse caso, ele poderia fazer uma ceia antes de dormir. É o que acontece com a Gabi durante a semana quando ela está na creche. Ela janta às 17h e depois toma uma mamadeira em casa antes de dormir por volta dàs 20h. E essa deveria ser a última refeição do dia. Nada de mamadeiras à noite.

Se tem uma coisa que eu aprendi lendo esses livros, que eu realmente vejo na prática, é que não existem 2 dias iguais na vida de um bebê. Por mais que ele tenha uma rotina toda estruturadinha ele sempre vai ter um dia mais certinho que o outro. Sendo assim, Gabi começou bem essa nova fase de mamar às 20h e ir direto até de manhã. Eu deixava a mamadeira da madrugada preparada no quarto dela, se ela acordasse já estava tudo lá. Acho que ela acordou uns 2 dias e depois foi direto. Tudo lindo! Aquela sensação de orgulho: minha filha dorme a noite inteira! Até que ela pegou uma virose. Quer coisa melhor para destrambelhar qualquer rotina? Doente a gente queria que ela comesse qualquer coisa a qualquer hora do dia ou da noite. E com febres altíssimas durante todo o dia, lá se foi a pequena a dormir na nossa cama. Pronto! Bastou isso para todo o trabalho de fazer dormir a noite inteira ir por água abaixo! E pior, agora ela não queria mais dormir nem no berço dela. Chorava e apontava pra porta. Só queria dormir com a gente.

Saúde em dia, lá fomos nós tentar colocar na rotina novamente. Volta a mamadeira dàs 23h e volta o chororo para fazê-la ficar no berço dela. Foram 2 noites acordando de hora em hora para acalmá-la. Acordava berrando e queria sair do berço a todo custo. Conversa, pega no colo, canta. Horas em pé com uma bebê de 13kg no colo em plena madrugada... Até que num dia ela só acordou uma vez. No outro acordou mas nem quis sair do berço. E, finalmente, dormiu a noite inteira. Mas, ainda faltava a mamadeira dàs 23h. Isso foi fácil porque normalmente nós a acordamos para dar essa mamadeira. Então, foi só não acordar num dia que ela foi direto. Mas, não dorme até às 7h, 8h não. Está acordando por volta dàs 6h. Mas, mama e volta a dormir, então, tudo bem.

Por enquanto estamos dentro do cronograma de um bebê de 1 ano. Dormindo a noite inteira, no seu próprio berço. A questão é: até quando?

Dormindo com os anjinhos


Gabi com 1 ano.

2 comentários:

  1. Que inveja de vcs viu! haha mas é BOA! :)
    Por aqui as coisas estão mais complicadas, cada dia é mais dificil fazer Lavinia dormir a noite inteira, ela nunca deu trabalho.. mas agora parace que eu tenho um RN em casa, acordando de hora em hora que só quer dormi na nossa cama...

    ResponderExcluir
  2. Só eu q suspirei ao ver a foto?

    ResponderExcluir