quinta-feira, 17 de março de 2011

Dormindo a noite toda

Bebês de 6 meses já conseguem armazenar alimentos suficientes para dormir a noite toda. Há poucas semanas Gabi ainda acordava 1 vez de madrugada para mamar. Eu resolvi testar o que aconteceria se ao invés de amamentar, eu somente a ninasse novamente.

Na 1a noite eu fiquei 40 minutos ninando e ela dormiu sem chorar, o que me fez perceber que ela não tinha fome, apenas estava acostumada a acordar naquele horário. Levando em consideração somente este dia, seria mais rápido amamentá-la e pronto. Mas, nós mamães devemos pensar a longo prazo sempre! Amamentar seria mais rápido neste 1o dia, mas ela não perderia o hábito e nunca dormiria uma noite inteira.

Na 2a noite eu nem precisei niná-la. Coloquei a chupeta e ela dormiu novamente, até de manhã. Está vendo? Não pode desistir.

A 3a noite foi mais complicada, ela acordou umas 3 vezes durante a madrugada. Eu dava a chupeta, ela dormia, eu voltava pra cama, quando eu pegava no sono ela acordava novamente. Até que eu desisti e a levei pra nossa cama. Mesmo assim ela não dormiu. Então, eu apelei e amamentei. Só então ela se acalmou e dormiu. Além de pensar a longo prazo e não desistir, nós mães também sabemos que bebês nunca têm um dia igual ao outro e de vez em quando é preciso sair da rotina para acalmá-los.

Pensei que o 4o dia seria uma volta à estaca zero, mas ela só quis a chupeta uma vez e dormiu a noite inteira.

No 5o dia ela já dormiu a noite toda sem nem pedir a chupeta. Oba! Conseguimos! Eu ainda continuo acordando no horário que ela costumava a acordar. Dou uma olhadinha na babá eletrônica, ela dormindo calminha, e eu volto a dormir. Às vezes ainda vou até o quarto dela para ver se está tudo bem.

Eu até já estava acostumada a dormir picado, mas como volto a trabalhar mês que vem, acho que isso seria um problema. Apesar de ter certeza de que meu dia é MUITO mais cansativo hoje só cuidando da Gabi do que será quando eu voltar a trabalhar.

Outra coisa que contribuiu bastante para que ela dormisse a noite toda foi que tiramos o rolinho do berço. Aquele rolinho que segura o bebê e não deixa que ele vire. Gabi já fica de bruços e desvira super segura. Levanta a cabecinha e troca de lado quando cansa de ficar do mesmo lado muito tempo. Eu já tirava o rolinho para as sonecas durante o dia, mas ficava de olho nela. Se ela ficasse numa posição perigosa eu ajudaria. Mas, ela nunca ficou, sempre se virou bem. Então, achamos que ela já podia passar a noite sem o rolinho. Eu coloco ela no berço de barriga pra cima. Quando ela acorda, está lá embaixo e normalmente de bruços. Se mexe a beça. Às vezes acorda, perde a chupeta, mas ela mesma consegue pegar de volta e dorme de novo. Toda independente.


Mamãe agradece as 8 horas de sono.



Gabi com 6 meses.

2 comentários:

  1. Dinda tava sem postar comentarios pq o Tio Ma nao deixava ela brincar muito com o itouch, mas acompanhei todos os posts, adorei a recepcao no aeroporto e ja matei 30%da saudade que estava dessa fofa!! Bjss

    ResponderExcluir
  2. Essa foto é minha? :-)
    Kidding...

    ResponderExcluir