sábado, 1 de fevereiro de 2014

Sem fralda!

Gabi ultimamente tem usado 2 fraldas por dia. Ela ainda não se sente segura para fazer cocô no vaso, então sempre que chega da escola pede para colocar fralda para poder fazer. E a outra é para dormir. Era!!

Ontem na hora de dormir eu fui tirar a calcinha dela para colocar a fralda e ela disse que não queria fralda. Eu perguntei se ela tinha certeza e ela disse que sim. A levei para fazer xixi, mas ela não quis, disse que não estava com vontade. Para não desencorajá-la, decidi apoiar. Peguei um protetor de colchão velho dela e forrei a parte da nossa cama onde ela dorme. É, ela tem dormido na nossa cama, mas isso é outra história. E, fomos dormir! Durante a noite acordei algumas vezes, inclusive para fazer xixi, e verifiquei se ela estava bem, e tudo certo, sequinha.Ficamos na dúvida se deveríamos ou não acordá-la para fazer xixi, mas sempre que ela é acordada é um escândalo, então achei melhor deixar rolar. E, deu tudo certo! Ela foi dormir já passava de meia noite e acordou um pouco depois das 10h, direto sem xixi! Mal levantou e a levamos ao banheiro. Ela super feliz pela conquista e nós MUITO mais!

Agora ela está aqui do meu lado dormindo de novo sem fralda. De novo não fez xixi antes de dormir. Fiquei preocupada porque ela foi dormir muito cedo hoje e não achava que ela conseguiria ir até de manhã. Fiquei sem saber se acordava, como acordar, não sabia o que fazer. Até que ela acordou sozinha e pediu para fazer xixi. Fez e voltou para dormir. Sério, não pode ficar melhor do que isso...

Quem acompanhou o desfralde desde o início sabe que não foi fácil. Ela foi uma das últimas da escola a parar com as fraldas durante o dia. Eu até conversei com a psicóloga para saber como eu poderia ajudar. Então isso tudo só reforça o que a psicóloga mesmo me disse, tudo vai acontecer quando ela se sentir segura. Tudo vai acontecer no tempo dela. E, quando ela quiser, vai ser de repente. De uma hora para outra vai funcionar. É assim mesmo! Se você está neste processo aí, se tem um conselho que eu posso te dar é: não force! Apenas estimule e deixe as coisas acontecerem no tempo da criança. Muito menos traumático para toda a família. Depois que eu entendi isso, posso dizer que quase não tive mais que limpar o chão ou calcinha suja.

Ainda temos o problema do cocô, mas agora que eu já aprendi, relaxei e estou deixando ela me dizer o que fazer. Ela prendia o cocô, o que é um problema de verdade! Então, quando ela começou a me pedir para colocar a fralda para fazer, eu fiquei aliviada dela estar fazendo. Não me importava a mínima como ou onde. Um dia desses ela estava saindo do banho e disse que queria fazer. Eu falei para ela fazer, ali no box mesmo. E ela fez. Foi assim que ela começou a fazer xixi também. Primeiro no box e depois começou a usar o troninho. Então, estamos avançando... Agora, é pensar no que fazer com todo o dinheiro que antes era gasto em fraldas. E, claro, o que fazer com a caixa de fraldas gigante que eu comprei e ainda não chegou porque como eu disse, não fazia ideia de que este dia estava para chegar. Mas, chegou!!!!

Dormindo de calcinha! Mamãe toda orgulhosa!



Gabi com 3 anos. (e 4 meses!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário