domingo, 28 de agosto de 2011

19, 20, 21

Antes de entrar para o universo infantil eu nunca soube como era a numeração dos calçados. Aliás, vamos ser sinceros, eu ainda não sei! Eu chego na loja e digo "Tem sapatos para criança de 1 ano?", a vendedora normalmente responde "20 ou 21?" Pronto, perdeu a venda! Se eu não estiver com a Gabi para provar o sapato na hora, eu não faço idéia de que número ela calça.

Ela está entrando na fase de deixar de lado os sapatinhos de tecido, aqueles fofos mas que não servem pra pisar, pra entrar na fase dos sapatinhos de verdade. Afinal, a mocinha agora passa a maior parte do tempo no chão, engatinhando ou em pé apoiada em alguma coisa. Daqui a pouco ela estará andando, então, adeus sapatinhos sem solado.

Lembram daquela gaveta toda colorida? Aqueles sapatinhos não cabem mais. E, pior, ela usou muito pouco. Eu até tentava colocá-los, mas no carro ainda ela já arrancava tudo. O destino dos sapatos era sempre a boca! Mas, muitas vezes, eu nem tentava colocar sapatos. Acho que sapatos em bebês são muito desconfortáveis, pra que isso? Ela tinha até tênis super pequenos, que quando eu comprei achei o máximo, mas vai você tentar calçar um tênis numa bebê com pés gordinhos e super inquieta.

Mas, agora não vai ter jeito. Ela vai ter que usar sapatos! E eu aprender as numerações. Tenho certeza de que quando eu conseguir decorar que 19 é o que cabe nela agora, ela já vai estar calçando 20...


Os sapatinhos grandes também podem ser fofos!



Gabi com 11 meses.

sábado, 27 de agosto de 2011

Carinhas - quase completo!

Já mostrei o quadro das carinhas antes, mas agora ele está quase completo! Olha só:


As novas fotos:
7 meses -> Um sorriso gostoso!
8 meses -> O novo sorriso, mostrando a gengiva.
9 meses -> A cara de mocinha no niver do papai.
10 meses -> Os 2 dentinhos!

Só faltam as fotos dos 11 meses e a foto do 1o aniversário. Minha bebê está crescendo....



Gabi com 11 meses.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

90 anos!

Ontem foi aniversário do bisavô da Gabi, o meu avô Antonio. Noventa anos!!!! É muita história, né? A Gabi é primeira bisneta e não poderia faltar na festinha. Essa família tem muita coisa pra comemorar mesmo!!


A sortuda Gabi com os Bisavós.



Gabi com 11 meses.

Eu adoro livros

Eu comprei o 1o livro pra Gabi quando ela tinha 8 meses. Eu adoro livros e sempre fui consumidora foraz. Depois que a Gabi nasceu, por motivos óbvios, fiquei bastante tempo sem comprar nada e acabei recebendo um email de uma das livrarias dizendo que sentia minha falta e me oferecendo desconto. Como não consigo me imaginar tendo tempo para ler um livro hoje em dia, aproveitei a oportunidade e comprei livros pra Gabi.

Comprei "Bichinhos da Fazenda" e "Primeiras Palavras". O 1o mostra os animais e tem uns botões para gente ouvir o som de cada um. Gabi se acaba de rir com os barulhos e agora está aprendendo a apertar os botões sozinha. O outro mostra alguns objetos muito comuns na vida de uma criança, como bola, babador, boneca e as figuras têm uma parte do desenho com textura pra que o bebê tenha vontade de tocá-las. Eu leio as histórias para ela, mas ela gosta mesmo é de passar as páginas e ouvir os barulhos.

Não faço questão que ela goste tanto de livros como eu. Mas, quero que ela se sinta a vontade perto deles e que, mesmo que não seja sempre, goste de ler. Parece que ela gosta, né?





Gabi com 11 meses.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tem coisa mais gostosa?




Gabi com 11 meses.

sábado, 20 de agosto de 2011

Festinha ou festão?

Conforme a data se aproxima as pessoas começam a me perguntar: "E aí, vai fazer festa de 1 ano?" E eu tinha a resposta pronta "Não! A Gabi não vai aproveitar, então nada de festa!" Sei, sei...

Bom, em minha defesa posso dizer que os meus princípios continuam os mesmos, nada de festa naquelas casas de festas cheias de luzes e brinquedos gigantes, música alta e comida ruim. Então, eu pensei nas coisas que a Gabi gosta, como parquinho, balanço, espaço para engatinhar e poder ser um bebê de 1 ano. A primeira idéia era fazer um piquinique numa pracinha. Simples, bonito e perfeito para a aniversariante. Aí, começaram os problemas: "E se chover?", "E se as pessoas da pracinha invadirem o aniversário?", "O que servir de comida se o evento seria perto da hora do almoço?" Por mim, as pessoas comeriam os sanduichinhos que eu ia fazer. E, que tipo de pracinha seria essa onde as pessoas invadem o piquinique dos outros? Mas, a idéia da Gabi não ter festa simplesmente porque choveu mexeu comigo.

Então, parti pra segunda opção, uma casa de festas dessas que mais parecem um sítio. Muito verde, espaço pra brincar e onde todos fiquem bem a vontade. Ainda terá o parquinho, a decoração será bem parecida com a que eu faria para o piquinique e mesmo que chova tem festa!

Estamos eu, Rimã e Tia Bia as voltas com os preparativos para a festa! Tão gostoso fazer isso! A gente adora organizar festas, mas preparar a festa de 1 ano da minha filha está sendo mega especial. Não vou mostrar nada ainda senão estraga a surpresa, né? Mas olha só o convite:


Tia Bia é muito talentosa. Ela conseguiu entender exatamente o que eu queria e passou pro papel. Ficou lindo! Se alguém ai precisar de ajuda, super indico!



Gabi com 11 meses.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

11o Mesversário

Eu não sei se foi só aqui em casa, ou se é comum por ai, mas o 11o mesversário passou batido porque a gente só consegue pensar no 1o ANIVERSÁRIO!! É isso aí amigos, aquela bebezinha rosada vai fazer 1 ano mês que vem. Não cantamos parabéns, não teve bolinho, nada.

Eu, Rimã e tia Bia estamos organizando a festa de 1 ano. Nossa como é gostoso fazer isso. Mas isso é assunto para um próximo post. Ela pode não ter tido festa de mesversário, mas esse post é dela!

Neste último mês:


  • Gabi ganhou o 1o dentinho, e o 2o!


  • Começou a usar pasta de dente pra escovar os dentes;


  • Parou de comer sopinhas e começou a comer uma comidinha mais parecida com a nossa;


  • Não teve gripe forte. Acho que foi o 1o mês que ela foi mais à creche do que faltou. Ela até pegou uma virose, mas não durou mais do que 1 semana.


  • O pediatra liberou o leite de vaca, mas ela não se deu muito bem com o leite novo, não. Voltamos pro leite de soja.






Cada dia mais gorducha e mais esperta.







Gabi com 11 meses.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dia dos Pais

Domingo foi dia dos pais, o 1o dia dos pais de malido. Mas, as comemorações começaram na sexta!

Lembram do segredinho da creche? Ele ganhou uma "foto" dos pezinhos da Gabi e um bloco com o rosto dela na capa:



Não teve aquela festa no berçário como teve no dia das mães. Uma pena, aquilo foi tão gostoso. Para o dia dos pais, a escola organizou um passeio a um sítio no sábado. Não fomos porque na idade que a Gabi está o passeio não teria a menor graça. Não valeria a pena carregar aquele monte de coisas de bebê pra passar o dia fora. De qualquer forma, malido, adorou os presentes!

No sábado fomos passar o dia com o meu sogro. Ele mora num sítio e foi a 1a vez que a Gabi viu um monte de coisas. Até que a bebê urbana se comportou super bem. Mal chegamos e já foram mostrar o pé de laranjas para ela e alguém deu uma laranja na mão dela. Ela ficou agarrada a essa laranja o dia todo!


Brincou na rede pela 1a vez!


Com o vovô e o papai!

Domingo fomos almoçar com o meu pai. Família reunida, aquela coisa gostosa de sempre! Espero que os pais por aí também tenham tido um dia maravilhoso como o nosso.





Gabi com 11 meses.

sábado, 13 de agosto de 2011

Mala da maternidade - atualização

Verificando como as pessoas chegam aqui no blog, percebi que o post da mala da maternidade faz muito sucesso. Então, achei que seria legal contar para vocês o que realmente foi útil.

A maternidade pediu 6 kits de roupinha + meia + manta. Sabem quantos a Gabi usou? D-O-I-S!! Sério! Colocou uma roupinha assim que nasceu e a enfermeira já tirou a foto. Aliás, foi por isso que ela ficou com a carinha amassada na foto. Tadinha, nem esperaram 12 horas, mal a menina nasceu já tiraram a foto do site. Como ela nasceu à noite já dormiu com essa roupinha. No dia seguinte, chegou no nosso quarto ainda com a mesma roupa. À tarde a enfermeira veio pro banho e colocou a 2a roupinha. Fomos embora no dia seguinte pela manhã, ou seja, ela só trocou de roupa novamente em casa. Dois kits!!!! Eu lotei a mala à toa.

Aliás, eu tive que sair pra comprar mais mantinhas porque eu não tinha seis. Mas, isso pode não ter servido pra maternidade, mas foi muito útil depois. Recem nascido vive enrolado em manta.

As luvinhas e o gorro a Gabi nunca usou. As fraldas RN a gente até usou aqui em casa, mas bem poucas. Aproveitando, dica pro chá de bebê: dependendo do número de convidados, peçam só fraldas P. O bebê fica muito tempo usando P e é uma fase em que ele se suja muito. Acho que a Gabi começou a usar M com mais de 6 meses. (Que vergonha, isso aconteceu ontem e eu já não lembro!). No meu chá de bebê eu dividi entre os convidados os tamanhos P, M e G. Ou seja, o armário ainda está lotado de M e G e eu tive que comprar um monte de P. Óbvio que mais cedo ou mais tarde ela vai usar isso tudo, mas enquanto isso tenho uma parte inteira do armário sem uso porque só tem espaço para as fraldas.

Sobre a minha mala, realmente foi MUITO melhor calça e camiseta ao invés de camisola. O que são aqueles mega absorventes do pós parto? De calça me senti mais segura. Mas, eu só usei um conjunto. Na 1a noite dormi com aquela roupinha linda do hospital. No dia seguinte eu usei um dos conjuntos que levei e no outro dia vim embora de manhã, então já coloquei a roupa de ir embora.

A malinha da Gabi não era aquelas malas de maternidade cheias de frescuras, era uma bolsa de academia da Nike. Super prática e eu uso até hoje para levar as coisas dela quando vamos passar o dia fora. Se tivesse comprado aquela malinha, acho que não teria usado pra nenhuma outra coisa.

É isso. No final das contas é um exagero, mas a verdade é que a gente está tão feliz que nem liga.


Gabi com 10 meses.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um novo penteado

Quando fomos buscar a Gabi na creche hoje ela estava assim. A tia da creche tinha acabado de fazer. Enquanto subíamos as escadas ouvimos a tia falando: "Ah, Gabi está tão linda!" . Estava mesmo!

Eu só não sei que tipo de magia ela usou para fazer a Gabi ficar quieta para conseguir pentear desse jeito. Eu não consigo mantê-la quieta nem para passar uma escovinha básica. Normalmente eu só passo a mão mesmo, é o máximo que eu consigo.


Gabi com 10 meses.


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Uma bebê urbana



No último final de semana fomos passar a tarde na Lagoa. Um passeio tão simples, mas tão gostoso!

Gabi não gosta de grama, é muito engraçado. Eu coloco essa mantinha no chão pra gente poder sentar e ela brincar mais a vontade. Agora que ela já está grandinha ela fica inquieta ali "presa" na manta. Ela engatinha freneticamente até o limite, estende a mãozinha e encosta na grama, treme toda de nervoso e volta engatinhando pro outro lado. Comédia! Puxou a mãe, somos urbanas, né filha!








Gabi com 10 meses.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Tempo maluco

Com esse tempo maluco, uma hora faz sol logo depois esfria muito, tadinha das crianças, né?

A mochila da Gabi vai pra creche lotada de roupas. Body com manga comprida, body com manga curta, calça forrada, calça simples, meias, casaco... E agora, a nova aquisição: gorro! Acredite se quiser, os bebês têm usado gorro em pleno Rio de Janeiro! #vexipodi



Adora uma novidade.



Gabi com 10 meses.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Agora é a vez do papai




Segredo guardado, dinheiro entregue, sexta vem presentinho pro papai da creche!






Gabi com 10 meses.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dormindo sozinha - Fase 2

Você deve estar pensando "Como assim? Eu já li um posto sobre isso" . Pois é, já passamos por essa fase de ensinar a dormir sozinha, a Gabi passou no curso com louvor e foi até elogiada na creche porque era a única bebê que não precisava ser ninada quando chegou para a adaptação. Mas, não é que os pais sempre estragam os filhos mesmo?

Era a coisa mais linda, desde os 3 meses, a gente sentia que a Gabi estava com sono, era só colocar no berço e dar a chupeta que ela dormia sozinha. Nada de colo, nada de musiquinha, nada de choro. Não foi fácil conseguir isso, mas conseguimos. Então, ela foi pra creche e a mãe se sentindo culpada por ficar longe do seu bebê pensou "Que mal faz niná-la para dormir só à noite? Ela passa o dia inteiro longe, eu quero ficar com ela no colo pelo menos nesse momento." E assim voltamos à estaca zero! Só que agora muitos quilos mais pesada!!

Ela até dorme sozinha durante o dia. Se ela está brincando e a gente sente que ela está com sono, a colocamos no cercadinho, ela vira de lado e dorme sozinha. Até resmunga um pouco, mas dorme. Mas, à noite é aquele show.... E o pior é que este é o momento que estamos mais cansados, a paciência quase esgotada e, no meu caso, morrendo de fome, porque eu só janto depois que ela dorme.

Tem todo aquele ritual que é pra ela saber que está na hora de dormir: trocar a fralda, colocar a roupinha de dormir, fechar a janela do quarto, abaixar a cortina, diminuir a luz, dar boa noite pro papai e aí, somos só nós duas no quarto. Ela deita a cabecinha no meu ombro, segura a minha orelha (Ela só dorme segurando a orelha. Não importa quem está com ela, pode ser um estranho, ela vai pegar a orelha.) e você tem certeza de que mais uns 5 minutinhos e ela dorme. Do nada ela levanta e cospe a chupeta longe. Depois chora loucamente querendo água. Então, pega a chupeta e deita a cabeça novamente. E quando você pensa que já pode colocá-la no berço, ela cospe a chupeta novamente e quando você tenta colocar a chupeta de volta ela bate na chupeta. Até que do nada, ela deita a cabeça novamente e pega a minha orelha. Isso pode durar 10 minutos ou 1 hora!! O pior é que ela está caindo de sono, mas fica lutando. E eu ali, carregando 10 kg e abaixando pra pegar chupetas cospidas. Tem dias que eu nem janto de tão exausta que saio do quarto dela.

Eu li livros sobre educação de bebês e eu vi centenas de episódios de Supernanny, eu sei que quanto mais cedo a gente ensina mais fácil os bebês aprendem porque eles têm menos resistência às mudanças. Sem contar o óbvio que hoje ela pode até lutar mas ainda não consegue sair do berço. Imagina o quanto será mais difícil quando ela já conseguir sair e eu tiver que ficar catando ela pela casa para devolver pro berço?

Então, ontem começamos o projeto dormindo sozinha - fase 2. Fizemos todo o ritual e no final eu a deitei no berço e dei a chupeta. No mesmo segundo ela já estava em pé se segurando na grade achando aquilo tudo muito engraçado. Mexeu na câmera da babá eletrônica, puxou o cabelo da boneca porta-fraldas, engatinhou pelo berço todo, sentando e levantando. Até que cansou. Aí começou a choramingar, como quem diz "Tá, agora eu estou com sono, me pega no colo ae!" . Eu a deitava no berço, dava a chupeta e ela levantava e estendia os bracinhos querendo colo. Quando eu não a tirava do berço e somente a deitava de volta ela ficava muito aborrecida. Mas, ficava alguns minutos deitadinha, quase dormindo, antes de levantar novamente e começarmos tudo de novo, então eu via que estava funcionando. Mas, foram os 20 minutos mais longos da história. E eu estava quase cedendo àquela carinha, com aqueles bracinhos pedindo colo. Quase! Aí eu lembrava do quanto estava sendo árdua a tarefa de colocá-la para dormir no colo e me segurava. Até que ela dormiu. E, fala sério, 20 minutos, nem foi tão demorado, né? Foi muito doído, mas não foi demorado.

Pior que os 20 minutos, foram as horas seguintes pensando "Será que ela está aborrecida comigo?" "Será que amanhã ela vai me dar gelo?" "Será que vai rejeitar o meu colo?" Óbvio que não, né? Hoje acordou toda soridente e se agarrou logo quando fui pegá-la. Como a gente sofre, né?

Vamos ver como será hoje...


Que safadinha!



Gabi com 10 meses.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Escovando os dentinhos

Gabi adora escovar os dentes! Na verdade ela fica mordendo a escova, coçando a gengiva, mas serve. Por indicação de uma amiga, comprei essa pasta de dentes que não tem flúor e é segura pro bebê engolir. E tem um cheirinho de frutas vermelhas tão gostoso... Porque agora que come comidinhas de verdade até bebês ficam com hálito ruim, né?

E sim, agora são oS dentinhoS!! O dentinho do lado já está saindo também! Ontem na consulta com o pediatra ele falou "Vai fazer 1 ano só com esse pinguinho, é?" Não, doutor, com esses 2 pinguinhos ;-)


Gabi com 10 meses.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Arrumando o armário

Gabi chegou à última gaveta da cômoda e agora temos mais roupas que não cabem nela do que espaço para guardá-las. As roupas novas (e grandes!) já estão querendo ocupar seus lugares na cômoda e no armário, então é chegada a hora de organizar as roupinhas de bebê. E aí, o que fazer?

Ainda é MUITO cedo para eu querer me desfazer da maioria das roupas e sapatos. Ainda olho para eles com saudades. Não sei exatamente saudade do que porque prefiro mil vezes essa fase na qual ela está agora do que a fase de recem nascida. Mas, quando vi aquele monte de roupinhas minúsculas me agarrei aquilo e foi difícil conseguir separar alguma coisa para doar. Talvez mais tarde, quando a fase de bebezinha tiver ficado beeeem pra trás, eu consiga olhar a pilha de roupa que guardei com menos emoção e fique realmente só com as roupinhas que eu mais gosto ou que têm algum significado especial. Por enquanto eu guardei quase tudo mesmo e pronto!



Não, essa não é a pilha para doar!


Já aquele monte de coisas grandes, como banheira, balde de ôfuro e tapetinho de atividades que ocupam muito espaço, eu quero me desfazer de tudo! E o mais rápido possível! Eu ia vender, mas uma grande amiga descobriu que está grávida. A Melissa / Diego já ganhou um monte de presentes!


Gabi com 10 meses.